O inverno chegou

 

Uma das estações mais charmosos do ano esta aí: o inverno. Começou em 20 de junho e vai até 22 de setembro.

O inverno é uma das estações que movimenta o comércio de roupas e também de medicamentos.

 

Quase todo mundo sai para comprar mais casacos, cobertores, meias, botas, luvas, tocas e tudo que ajude a se livrar do frio do inverno.

 

Na maioria dos países europeus o frio é tão intenso que chega a nevar, e é possível ver aquelas belas imagens da neve cobrindo as ruas, casas e árvores.

Já no Brasil não neva e são raras as geadas. O frio maior acontece no sul do país, onde a sensação térmica é realmente congelante. No entanto, o sudeste brasileiro também está sentindo um “friozinho” especial neste ano.

 

Mas, a chegada do inverno não requer só idas às lojas. Requer também alguns cuidados especiais para manter a saúde a todo vapor.

Vamos às dicas!

Durante a estação mais fria do ano, o nosso organismo aumenta o gasto energético para ficar aquecido. E, além disso, precisamos nos cuidar para que a gripe e o resfriado não virem visitantes indesejáveis.

A alimentação tem papel importante na hora de tomar esses cuidados. Aí vão algumas dicas do site AFABB e uma receitinha para passar o inverno longe da gripe e do resfriado! 

1- Não fique muito tempo sem comer. Como gastamos mais calorias nesse período, a fome vem mais rápido também. Por isso, procure comer alguma “coisinha ou um lanchinho” a cada 3 horas para a compulsão alimentar não te atacar de uma vez só! 

2- No jantar, faça sempre sopas com muitos legumes, para ajudar na saciedade.

3- Evite preparações com molho ou creme de leite. Eles trazem uma quantidade de calorias extras que não são nem um pouco bem vindas. 

4- Beba bastante água, pelo menos 2 litros por dia.

5- Acrescente própolis no suco do seu café da manhã - uma colher de chá já é suficiente para manter a proteção de nosso organismo sem trazer contraindicações, pois ele é um antibiótico natural bastante eficiente.

6- Use geleia real - ela também aumenta a imunidade por conter altas concentrações de vitaminas, principalmente a C e o complexo B. 

7. Alguns nutrientes são capazes de aumentar as defesas do organismo. Coloque esses alimentos no seu cardápio e proteja-se já: 
- Zinco - consuma quinoa e amaranto 
- Glutamina - derivados da soja 
- Arginina - nozes, castanhas, amêndoas 
- Ômega 3 - linhaça e peixes 
- Vitamina A - damasco e clorofila 
- Vitamina E - óleo de amendoim 
- Vitamina C - suco de goiaba 
8 - Use mel, pois ele protege o aparelho respiratório, combatendo gripes, resfriados, tosses e bronquites.

9. Use também o melado (reveze com o mel), pois contém cálcio, fósforo, ferro, cloro, potássio, sódio, magnésio e vitaminas do complexo B e isso vai te dar ânimo para o dia a dia.

Algumas receitas também ajuda o metabolismo funcionando bem durante o inverno, sem colocar muitas calorias a mais na dieta. 

Sopa Saúde
Ingredientes: 
4 cenouras 
1 cebola média 
1 nabo médio 
2 dentes de alho 
Água 
Tomilho 
2 colheres de sopa de sementes de girassol 
Amêndoas

Modo de preparo:

Coloque as cenouras, a cebola, o nabo, o alho e a água numa panela grande. Tampe e deixe ferver por 15 minutos. Tempere com tomilho, sal e deixe ferver por mais 5 minutos. Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador. Devolva à panela e aqueça bem a sopa. Coloque a sopa no prato e sirva guarnecendo com as sementes e castanhas quebradas.

Bom apetite e saúde para todos!

Por Ana Lúcia Lopes

 



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Agência TWD - Comunicação Digital