Maçã: santo alimento

 

Diz o ditado americano que “comer uma maçã por dia é a receita para manter-se longe das doenças” e, portanto, do consultório médico.

 

Estudiosos espanhóis também apostam nessa fruta como garantia de longevidade. Eles observaram que o fruto da macieira ajuda a controlar os níveis de colesterol, triglicérides e glicose no sangue.

 

A pectina - um tipo de fibra solúvel, presente na polpa da maçã e capaz de arrastar gorduras para fora do organismo - está por trás dessa ação, diz a pesquisadora Maria Amaya Aleixandre, uma das autoras do trabalho, que foi realizado na Universidade Complutense, em Madri.

 

Livre da úlcera: que tal forrar o estômago com a fruta?


Cientistas da Universidade Federico II, na Itália, garantem que ela preserva as paredes do órgão e, assim, mantém mais distante o perigo da úlcera. Eles comprovaram esse benefício por meio de um estudo com ratos.

 

O pesquisador Vincenzo Fogliano, um dos autores, explica: Os polifenóis da maçã atenuam a acidez. E a acidez, como se sabe, tem boa parcela de culpa na doença. 

Tipos de maçãs:
1 Fuji: sua polpa é aromática, de coloração amarelo-clara, firme, crocante, de sabor levemente ácido. 
2 Gala: o gosto, que resulta do balanço perfeito entre ácidos e açúcares, cai em cheio na preferência de todos, sobretudo da criançada. 
3 Red: também chamada de maçã argentina. A polpa é esbranquiçada e pouco suculenta. 
4 Granny smith: um dos tipos de maçã verde mais encontrados aqui no Brasil. A polpa, branca com estrias verdes, é firme, crocante, suculenta e ácida.

 

Conheça alguns dos benefícios da maçã para saúde:

o    Reduz a chance da pessoa ter câncer de pulmão, mama, próstata, doenças cardiovasculares e até mesmo asma;

o    Contribui para um sono tranquilo, impede a formação de cálculos, evita a indigestão, previne a infecção da garganta;

o    A maçã é excelente para o cérebro, porque contém ácido fosfórico em forma facilmente digerível;

o    Depura o sangue, por conter ácido málico, limpa o trato vocal, boca, faringe e favorece uma voz com melhor ressonância;

o    A maçã também é rica em potássio, que ajuda a eliminar o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo;

o    Diabéticos e pessoas obesas são os que mais se beneficiam o consumo da maçã. A frutose é absorvida lentamente pelo organismo, o que evita o aumento do nível de glicose no sangue. A floretina, que é um fitonutriente que modula o açúcar no sangue, ajuda a controlar a fome e ameniza os ataques compulsivos que podem ocorrer quando se está fazendo uma dieta de restrição calórica;

Para quem prefere praticidade ou que quer perder peso, esta fruta é ideal pois é uma “comida rápida”, ideal para o dia-a-dia. Pode ser levada para o trabalho, não faz sujeira e além de tudo, são saborosas e contêm açúcares naturais que fornecem energia ao organismo nas horas de maior fadiga.

É uma fruta que é tão rica em nutrientes que deveria ser consumida diariamente.Fonte: Terra



.
Agência TWD - Comunicação Digital