Viva o outono com saúde

 

O outono chegou e com ele, os meses frios do ano. Nesse período, é comum as pessoas ficarem mais próximas e em lugares fechados, o que facilita a disseminação de algumas doenças transmitidas pelo ar. 

Por isso, o site AFABB traz para você os esclarecimentos sobre os problemas que podem ocorrer em qualquer época do ano.

As características do outono e do inverno são ideais para a ação dos vilões nessas estações. "A associação da diminuição da temperatura, da baixa umidade relativa do ar e do maior nível de poluição atmosférica aumentam os casos de doenças respiratórias infecciosas, inflamatórias e alérgicas", diz José Eduardo Delfini Cançado, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT). 

Os problemas mais comuns são as infecções respiratórias. Entre as principais enfermidades do gênero estão a gripe e o resfriado, que costumam ser confundidas. A gripe é causada somente pelo vírusinfluenza, enquanto os resfriados, por muitos outros, como o rinovírus. "A gripe é mais grave. Além dos sintomas de resfriado, como coriza, mal-estar e dor no corpo, costuma dar febre alta e a pessoa fica de cama", afirma o médico. 

A gripe é altamente contagiosa e pode ser transmitida quando o doente tosse, fala ou espirra. As crianças podem transmitir por mais tempo: de sete a dez dias. 

Não há tratamento específico para os resfriados, apenas para a gripe. "Há uma medicação para o tratamento doinfluenza, só que é muito cara e deve ser aplicada nas primeiras 24 horas de infecção", esclarece o presidente da SPPT. Por isso, os sintomas das duas patologias são amenizados com os populares antigripais. 

Indicação

Para evitar problemas, procure um médico para detectar a doença exata e indicar o melhor tratamento. Não se automedique. 

Prevenção
A melhor maneira de se proteger da gripe é a vacina, mesmo com as mutações que o influenza sofre.
Uma das formas de prevenir-se das doenças típicas das estações frias é evitar aglomerações e lugares pouco arejados.

Também é importante deixar as janelas abertas para que a casa seja ventilada. Se o ambiente é arejado, a troca de ar diminui a quantidade de vírus e bactérias.. 

Cuidados extras
Mantenha uma alimentação equilibrada e pratique exercícios.

Mas lembre-se de colocar o corpo em ação fora dos horários de pico de poluição atmosférica. O ideal é se exercitar antes das 7h30 e depois das 20h. 

Quem tem alergia deve procurar um médico para manter um tratamento preventivo. Entre as recomendações também estão deixar de lado carpetes, cortinas e bichos de pelúcia. Fonte de saúde: Terra.com.br

AFABB - Sempre com você

afabb@afabb.com.br

(37) 3551-3333



.
Agência TWD - Comunicação Digital