Seguro de Vida: deve fazer parte do planejamento

Um artigo publicado no Insurance Networking News (jornal especializado em economia nos Estados Unidos) chama a atenção para o fato de que os consultores financeiros nos Estados Unidos frequentemente esquecem-se de incluir o seguro de vida no planejamento financeiro de seus clientes.

Trata-se de um assunto incômodo: pensar na própria morte prematura, e preparar-se para isso. Mas é um dever.

A constituição de uma poupança para a aposentadoria parece ser um hábito que já vai tomando conta da classe média brasileira.

 

Mas há um pressuposto óbvio por trás da ideia da aposentadoria: é preciso chegar vivo até lá. E se não acontecer?

- Mas eu já tenho um seguro de vida que a empresa paga!

Pergunto: você sabe exatamente quanto o seguro vai pagar em caso de morte? Se você sabe, parabéns.

 

A maior parte das pessoas não conhece o seguro de vida de sua empresa. E para aqueles que trabalham como autônomos ou empresários, a contratação de um seguro é ainda mais importante.

Ter um seguro da empresa, ou um seguro do PGBL (os planos normalmente permitem a contratação de um seguro de vida) é um bom começo, sem dúvida. Mas pode não ser suficiente. Faça uma conta simples. Considere o total de suas despesas anuais hoje, e faça uma projeção até o fim do período de estudos de seus filhos (geralmente 24 anos), tendo em mente que os gastos com educação crescem ao longo do tempo. Deduza a renda do cônjuge. Este é o montante que precisa ser recebido em caso de morte, para que o cônjuge não passe necessidades.

Este raciocínio, claro, considera uma série de premissas, que devem ser adaptadas caso a caso. O importante é cada um conscientizar-se da necessidade de pensar no seguro de vida como parte importante do seu planejamento financeiro. Nem que seja para que se tenha consciência de quanto um cônjuge deverá apertar o cinto no caso da falta do outro.

 

Um bom seguro de vida é aquele que se preocupa com você também no presente. Ao contratar o Seguro de Vida, através da AFABB, você garante a sua tranquilidade e a proteção de quem mais ama, agora e no futuro.

 

AFABB – Sempre com você

0800 283 72 76

afabb@afabb.com.br

 



 

 



.
Agência TWD - Comunicação Digital