Acidente de trânsito: o que fazer?

Vamos abordar hoje sobre estradas, mas o site AFABB não fará sobre dicas de viagens, mas sobre dicas de trânsito.

Para ser mais específios: acidente de trânsito.

 

No trânsito, muitas pessoas morrem ou sofrem danos irreversíveis por não receberem os devidos cuidados a tempo ou por serem atendidas de forma incorreta.

Para que se possa realmente ajudar às vítimas de acidentes, é preciso saber prestar socorro de forma correta e eficaz. Para isso, precisa-se dominar técnicas de Primeiros Socorros.

 

Primeiros Socorros são os procedimentos efetuados a uma pessoa cujo estado físico coloca em perigo a sua própria vida.

 

Para que servem as técnicas de Primeiros Socorros?

 

A maioria das pessoas tem dúvidas sobre como e quando prestar os primeiros socorros: afinal, ajudar de qualquer jeito prejudica a vítima, não ajudar, significa omissão. Por tudo isso: é preciso aprender a prestar socorro corretamente, e a melhor maneira é fazer um curso de

 

Primeiros Socorros.

Atendimento de emergência deve ser prestado sempre que uma vítima não estiver em condições de cuidar de si própria, para evitar que fique em risco de morte enquanto não chega ajuda especializada. Vítimas de acidentes muitas vezes ficam entre a vida e a morte, completamente indefesas, incapazes de cuidar da própria sobrevivência. É nesse momento que elas necessitam de ajuda imediata, para mantê-las vivas e evitar o agravamento da situação.

 

Por que aprender as técnicas de Primeiros Socorros

O simples fato de notar que a vítima não está respirando, por exemplo, faz toda a diferença. Em algumas situações, se não forem tomadas todas as providências imediatas, a vítima provavelmente morrerá antes mesmo do socorro chegar. Exemplos: a vítima não consegue respirar ou apresenta um grave sangramento.

 

Omissão de Socorro é crime

O artigo 135 do Código Penal Brasileiro é bem claro: “Deixar de prestar socorro à vítima de acidente ou pessoa em perigo iminente, podendo fazê-lo é crime”. A pena é detenção de 1 a 6 meses ou multa, podendo ser aumentada pela metade se a omissão resultar em lesão corporal grave e até triplicada se resultar em morte.

 

Importante: A solicitação de ajuda especializada é uma maneira de prestar socorro à vítima. Mesmo que uma pessoa seja só testemunha, de um acidente com vítimas, se tiver condições de prestar auxílio e não o fizer, estará cometendo o crime de omissão de socorro.

A omissão de socorro e a falta de pronto atendimento eficiente às vítimas de acidentes de trânsito são as principais causas de mortes ou danos irreversíveis que poderiam ser evitados. Os minutos imediatos após o acidente, são os mais importantes para garantir recuperações e sobrevivência de feridos.

 

AFABB - Sempre com você

0800 283 72 76

afabb@afabb.com.br

 

 



.
Agência TWD - Comunicação Digital