A vitamina da vez: Vitamina D

Hoje, o site AFABB traz para você uma importante dica de saúde: a vitamina D.

 

Esta vitamina faz parte de um grupo de pró-hormônios lipossolúveis, sendo que as duas formas principais são a vitamina D2 e vitamina D3.

 

A vitamina D3 é produzida pela exposição ao sol, especificamente à radiação ultravioleta B.

 

Você sabe da importância da Vitamina D???

Bom, a Vitamina D, que falamos hoje no site da AFABB, desempenha papel importante na manutenção dos sistemas dos órgãos:


* Regula os níveis de cálcio e fósforo no organismo promovendo sua absorção dos alimentos nos intestinos e a reabsorção de cálcio nos rins.
* Promove a formação óssea e mineralização, sendo essencial para um esqueleto forte. Porém, em níveis muito altos, promove a reabsorção dos ossos.
* Afeta o sistema imunológico promovendo a imunossupressão, fagocitose e atividade anti-tumor.

 

Mas, quais são as fontes e alimentos ricos em vitamina D???

Poucos alimentos são naturalmente ricos em vitamina D, e em muitos países a maior parte da ingestão dessa vitamina vem de produtos fortificados como leite, leite de soja e cereais.

 

O ingestão recomendada para crianças e adultos até 50 anos é de 5 microgramas por dia (200 UI/dia). A recomendação aumenta para 10 microgramas/dia (400 UI/dia) para pessoas entre 50-71 anos de idade e para 15 microgramas/dia para idosos acima dos 70 anos.

 

A época do ano, latitude e cobertura de nuvens afetam a exposição aos raios solares e a síntese de vitamina D na pele.

 

Desta forma, é importante para pessoas com limitação de exposição ao sol incluir boas fontes de vitamina D na dieta.

 

Além dos alimentos fortificados com vitamina D, fontes naturais incluem óleo de fígado de peixe, peixes gordurosos (salmão, bagre, sardinha, atum, cavalinha), cogumelos e ovos.

 

 

 

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