A Saúde do Homem

Hoje, o site AFABB vai falar diretamente com os homens.

 

Cada homem tem uma história e sua bagagem hereditária que devem ser analisadas de forma cuidadosa. Para isso: a supervisão de um médico. A manutenção da boa saúde do homem exige uma série de cuidados e atitudes preventivas.

 

A  AFABB alerta ainda, que nenhuma das informações deste artigo dispensa a confirmação, orientação e o tratamento de um médico. Somente um médico poderá dizer o melhor para você. O site AFABB realiza este artigo com o objetivo de chamar a sua atenção para o assunto.

 

Vamos abordar hoje sobre a prevenção do câncer de próstata.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e adiante do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, um tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, um líquido espesso que contém os espermatozóides produzidos pelos testículos e que é eliminado durante o ato sexual.

Como surge o câncer de próstata?

O câncer da próstata surge quando, por razões ainda não conhecidas pela ciência, as células da próstata passam a se dividir e se multiplicar de forma desordenada, levando à formação de um tumor. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos do corpo e podendo levar à morte.

Uma grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta que não chega a dar sintomas durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Como Prevenir o câncer de próstata?

Até o presente momento, não são conhecidas formas específicas de prevenção do câncer da próstata. No entanto, sabe-se que a adoção de hábitos saudáveis de vida é capaz de evitar o desenvolvimento de certas doenças, entre elas o câncer.

Deste modo, é importante:

* Fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física;
* Ter uma alimentação rica em fibras, frutas e vegetais;
* Reduzir a quantidade de gordura na alimentação, principalmente a de origem animal;
* Manter o peso na medida certa;
* Diminuir o consumo de álcool;
* Não fumar.

Fonte de Pesquisa: INCA - Instituto Nacional de Câncer*

*Abordaremos mais sobre este tema em breve.

Por Ana Lúcia Lopes



.
Agência TWD - Comunicação Digital