Dicas para um ver√£o saud√°vel.

O ver√£o brasileiro 2011 est√° repleto de contrastes. Seca no Rio Grande do Sul, chuvas fortes no Rio de Janeiro, S√£o Paulo, Paran√° e sul de Minas Gerais. J√° no centro-oeste mineiro e norte do estado o clima est√° sendo considerado um dos mais quentes.

De acordo com o Clima Tempo para a região sudeste do Brasil a previsão para os próximos dias é de tempo ensolarado, quente e sem chuva no nordeste e no leste de Minas Gerais, inclusive na Grande Belo Horizonte, no centro-sul do Espírito Santo e em grande parte do Rio de Janeiro. No oeste e no Vale do Ribeira em São Paulo áreas de instabilidade associadas a uma frente fria podem provocar chuvas. Nas demais áreas da região Sudeste o sol aparece com força, mas o aquecimento, aliado ao ar abafado favorecem a formação de nuvens que provocam rápidas pancadas de chuva em áreas isoladas.

Mas, as previs√Ķes de prov√°veis chuvas r√°pidas n√£o ir√£o reduzir de forma significativa as temperaturas que, nas √ļltimas semanas chegaram aos 33¬į graus em algumas cidades mineiras.

Uma das esta√ß√Ķes mais esperadas do ano por muitos, o ver√£o, est√° a√≠ e √© uma √©poca que a sa√ļde requer cuidados especiais.

Acompanhe aqui, no site da AFABB sempre dicas de sa√ļde e cuidados. Se voc√™ gosta de curtir o ver√£o, veja as dicas de como se proteger e aproveitar esta fase:

·         Primordial usar filtro solar sempre e não se esqueça de repassá-lo a cada 4 horas;

·         Nos horários de sol mais forte, das 10 horas às 16 horas, evite exposição e use bloqueador solar na sua pele;

·         Beba muito líquido, principalmente água, não fique esperando a sede chegar, beba água toda hora, assim você vai se manter sempre hidratado;

·         Adote uma alimentação leve, com frutas e saladas;

·         Use roupas de tecidos claros, leves e folgadas, pois facilitam a transpiração;

·         Adote o hábito de usar chapéus e bonés;

¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Os √≥culos de sol s√£o importantes, mas n√£o use qualquer um, pois eles precisam ter prote√ß√£o ultravioleta total para que assim possam ser evitadas as queimaduras na c√≥rnea e na retina, o que pode acabar causando les√Ķes irrevers√≠veis;

¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Evite no ver√£o bebidas alco√≥licas, muito a√ß√ļcar e cafe√≠na, pois eles fazem com que a perda de l√≠quidos seja mais r√°pida no ver√£o;

·         Tome cuidados com os alimentos, pois com este calor que está fazendo, eles podem estragar mais rapidamente e causar intoxicação alimentar e

¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Por √ļltimo, mas n√£o menos importante, quando puder tome sempre um banho frio para refrescar, n√£o sendo poss√≠vel tomar esta ducha, lave o rosto, nuca, bra√ßos e m√£os algumas vezes durante o dia para aliviar o calor. Aproveite o seu ver√£o com sa√ļde!

 

Estas dicas s√£o um servi√ßo de informa√ß√£o, e n√£o pode substituir uma consulta m√©dica caso perceba algo diferente em seu organismo. Em caso de problemas de sa√ļde, procure um m√©dico.

Afabb ? Pretegendo você e sua família.

Seja um associado e tenha acesso a uma excelente rede de médicos e clínicas conveniados. Consultas com até 70% de desconto aos associados e dependentes.

 

Por Ana L√ļcia Lopes

 



.
AgÍncia TWD - ComunicaÁ„o Digital