Mamografia: amiga de toda mulher.

A mamografia é um exame das mamas com a utilização de baixas doses de Raio X e é feita no aparelho chamado mamógrafo.

É um grande benefício a realização deste exame, tanto no aspecto preventivo do câncer de mama como também para diagnosticar.

Detectar o câncer quando ainda pequeno é o objetivo da mamografia, ou seja, quando ainda não é possível identificar por meio do auto-exame ou não é palpável em análise do médico.

A mamografia deve ser vista como uma amiga de toda mulher, pois um diagnóstico precoce de câncer mamário aumenta muito as chances de um sucesso no tratamento.

De acordo com o Inca – Instituto Nacional do Câncer – o câncer mamário é responsável por 22% dos casos de cânceres na população brasileira. No Brasil, o câncer de mama é considerado a principal causa de morte entre as mulheres, por isto é importante o exame preventivo.

 A prevenção é uma aliada das mulheres e inclui o exame de mamografia de rotina, além de adotar hábitos saudáveis na alimentação e também com a saúde de forma geral.

As mulheres de Dores do Indaiá MG e das cidades circunvizinhas, desde outubro de 2010, têm o benefício de ter na Santa Casa da cidade o mamógrafo em funcionamento e com atendimento especializado.

Este benefício tornou-se realidade na região devido à parceria feita entre AFABB e a Santa Casa de Misericórdia Dr. Zacarias.

Antes para a realização do exame de mamografia era necessário se deslocar até Bom Despacho, agora com o mamógrafo na cidade, há ganho de tempo, redução de custo e o mais importante o diagnóstico mais rápido.

O valor particular do exame de mamografia é de R$ 130,00*, mas as associadas da AFABB ou as dependentes de associados têm um desconto significativo superior a 50%, ou seja, o exame de mamografia na Santa Casa de Dores do Indaiá pela AFABB é de R$ 60,00.*d

*  Valores referentes à tabela de novembro/2010.

É importante saber:

Em que faixa etária é mais comum o câncer mamário?


O câncer mamário é raro antes dos 35 anos. O câncer incide sobre mulheres acima de 35-40 anos

Por que é tão importante o exame anual de mamografia a partir dos 35-40 anos?

A prevenção deve ser realizada para que seja possível visualizar algo ainda impalpável ou muito pequeno nas mamas. Quanto menor a doença e mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de tratamento e cura.

Qual a melhor maneira de ser prevenir o câncer de mama?

Garantir uma vida de qualidade e regrada pode ajudar a prevenir o câncer de mama, assim como inúmeras doenças. Manter uma dieta saudável, rica em frutas, legume e verduras e pobres em gorduras animais. Praticar exercícios físicos regularmente, reduzir o consumo de álcool e não fumar. Fazer sempre o auto-exame e a partir dos 35-40 anos, principalmente, o exame anual de mamografia.

Por Ana Lúcia Lopes



.
Agência TWD - Comunicação Digital